Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Glockenwise - Gótico Português [2023]


YANDEX (320 Kbps)

Os Glockenwise formaram-se na margem. Na margem geográfica, em Barcelos, uma pequena cidade industrial no Minho, onde a ideia de passar pela vida com anseio de fazer música – ou qualquer outra arte, para o efeito – era, ainda nos anos 2000, relativamente exótica; e na margem estética, forjados na energia inconformista do punk, sempre pontuados por uma característica melancolia que serviu de fio condutor até à identidade sonora presente, e que os tem vindo a demarcar de classificações mais evidentes. No princípio, fugir da margem era um incentivo poderoso para fazer música, e era o tema fundamental do lirismo associado – “How to get out? Out of this town?”, cantavam em Columbine. 
Gótico Português é, se não um regresso, um olhar apreciativo da margem. Há um Portugal a fervilhar na margem, abundante em manifestações culturais interessantes e bizarras, rico e diverso em tradições visuais e orais. Onírico, criativo e surpreendente. Há um Portugal esquecido na margem, sedento de representação mas obstinado, que se arregaça para ocupar de forma inventiva o vazio deixado pelas carências materiais, culturais e metafísicas. Para os Glockenwise, quase como que por epifania, tornou-se claro o paralelo entre esta atitude voluntarista e criativa – que vai da olaria de Rosa Ramalho às bênçãos de Alexandrina de Balazar – e a cultura de música DIY, que lhes permitiu transgredir os limites que pareciam à partida impostos. 
Temas sobre a identidade de quem está na meia-distância, dividido entre a margem e o centro, escritos para tempos de incerteza, que requerem ainda mais canções.

released February 17, 2023

Música por Glockenwise
Letras por Nuno Rodrigues, à exceção de Água morrente, com poema homónimo de Camilo Pessanha
Produzido por Glockenwise
Gravado e misturado por Cláudio Tavares
Gravações adicionais (Natureza e Lodo) por Nélson Carvalho, nos estúdios da Valentim de Carvalho
Masterizado por Miguel Pinheiro Marques (ARDA Recorders)
Fotografia por Renato Cruz Santos, realizadas no Museu de Lamas
Artes gráficas por Irina Pereira
Com os contributos de Filipe Louro, Manel Lourenço e Sérgio de Bastos

Os Glockenwise são Cláudio Tavares, Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira e Rui Fiusa

(rosa e a terra), (rosa e o galo) e (rosa e a arte) são excertos de uma reportagem de 1968 por Carlos Simões em São Martinho de Galegos, concelho de Barcelos, com a ceramista Rosa Ramalho

alternative barcelos alternative rock art pop art rock portugal shoegaze portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARA ABRIR E FECHAR O ARQUIVO DO BLOGUE, CLICAR NOS TRIÂNGULOS PEQUENOS QUE ANTECEDEM AS DATAS:

Arquivo do blogue

Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Seguidores

OUTROS BLOGUES & SITES