Páginas

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

a urtiga - à procura da essência da cebola [2023]


YANDEX (320 Kbps)

💽 VIVAMENTE RECOMENDADO

"Escrever estes poemas e canções foi um processo de grande procura interior. Muitas vezes lento - há o caso de uma canção que levou sete anos a ser acabada -, com alguns momentos em que os textos e a música se fizeram a si mesmos muito depressa. A escrita dos arranjos da braguesa foi outra empreitada, muita tentativa e erro e volta a tentar, à procura da perfeição inatingível”, descreve João Almeida.

O nome do disco é uma referência a essa busca. Um nómada, que viaja por nove canções e uma peça instrumental, à procura da essência da cebola.

"este disco é, antes de mais, um fruto de muita amizade e colaboração. desde a sala à mesa de mistura, microfones, tripés, computador, gente que cozinhou para nós ao longo de todas as fases do processo, muito nos foi oferecido. escolhemos ser gravados pelo amigo João Pedro Lucas (técnico de som e contrabaixista com quem o João Diogo estudou na Holanda) e foi a melhor decisão possível. gravámos numa sala que não é um estúdio de gravação profissional, mas uma sala insonorizada e preparada para demonstrações de sistemas de áudio. Esta sala da Ajasom foi o bunker onde passámos seis longos dias, dias duros em que transpirámos, chorámos (eu chorei), demos o litro. optámos, pelas condições de que dispúnhamos mas também pela componente ‘música de câmara’ da nossa música, por gravar guitarra, viola braguesa e voz em simultâneo, sem separadores. isto foi um desafio enorme. foi também uma semana que nunca vamos esquecer, os três Joões (dormimos em minha casa) vivemos isto juntos intensamente.
depois veio o que foi ainda pior, a edição. meses largos disto, um trabalho duro em que se levantam muitas dúvidas.
e depois a mistura, que foi outro bico de obra. o Lucas nunca mais nos vai querer aturar, espremêmo-lo até ao osso.
e por fim masterização, arte gráfica, etc etc." João Almeida.

estamos profundamente agradecidos

ao António Almeida e a toda a equipa da Ajasom pela cedência da sala onde gravámos; à Eduarda e ao Carlos por nos terem oferecido a nossa primeira residência na casinha da serra, onde tudo começou; ao Tiago Rodrigues pelo computador e pela ajuda; ao Hugo Fernandes pela mesa de mistura, materiais vários e ajuda na montagem; ao João Lucas, com quem passámos uma semana inesquecível, que foi muito mais do que técnico de som e por fim músico integrante do projecto; ao Gonçalo Gonçalves pela arte e o envolvimento; ao Musibéria (que nos recebeu em residência e onde nos sentimos como peixes em água limpa) e à Respirar de Ouvido - ao Rafael Costa pelo acolhimento caloroso, ao César Silveira pelo entusiasmo com que acreditou no projecto e nos apoiou, ao André Espada pelo excelente trabalho de masterização; à Dália por nos ter nutrido de manjares incríveis em tantas fases da empreitada; à Marta por ter vivido tudo na pele (insónias criativas, entusiasmos, inseguranças, ensaios, concertos, gravações, todas as etapas do processo), por ser a musa, a cozinheira, a consultora estética; a todos os que de alguma forma contribuíram para que este disco acontecesse; às nossas famílias, que nos apoiaram desde o princípio. 

released October 13, 2023

"à procura da essência da cebola"

Composição e Interpretação:

João Pires de Almeida - voz, guitarra clássica, ukulele
João Diogo Leitão - voz, viola braguesa
João Pedro de Almeida Lucas - voz, contrabaixo
Letras: João Pires de Almeida
Captação e Mistura: João Pedro de Almeida Lucas, na Ajasom
Masterização: André Espada, no Estúdio de Som Musibéria
Arte Gráfica: Gonçalo Gonçalves
Editora: Respirar de Ouvido (RdO 014)

Publicado em Outubro de 2023

Apoio Institucional: Município de Serpa

acoustic world acoustic folk chamber music contemporary singer-songwriter worldmusic Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARA ABRIR E FECHAR O ARQUIVO DO BLOGUE, CLICAR NOS TRIÂNGULOS PEQUENOS QUE ANTECEDEM AS DATAS:

Arquivo do blogue

Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Seguidores

OUTROS BLOGUES & SITES